"Você têm que sonhar antes que seus sonhos possam tornar-se reais." (Abdul Kalam)

Sonhar: Ardentemente; Amar:Intensamente; Edificar: para a Glória de Deus!

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Priorizando o que é prioridade





São quase três meses sem escrever aqui... Poderia dizer que é por culpa da correria, mas não seria uma inteira verdade, por assim dizer. Mas talvez por prioridades, meu tempo aqui no blog tem diminuído. O que não quer dizer que não gosto de vir aqui compartilhar um pouquinho. Então, vamos lá! Hoje gostaria de compartilhar um texto que li em uma devocional que estudei em maio de 2010 e hoje o Senhor trouxe a minha lembrança o texto chave desse estudo voltado para mulheres, mas que cabe para todo cristão independente do gênero.

”Pessoas antes de coisas, pessoas antes de projetos; família antes de amigos; marido antes de filhos; marido antes de pais; dízimos antes de desejos; a Bíblia antes de opiniões; Jesus antes de tudo o mais.” Jo Ann Leavell

Frequentemente, as mulheres ficam sobrecarregadas com muitas coisas para serem feitas (veja Lc 10:40), porque há diversas opções de como distribuir seu tempo (Ec. 3:1-8). Colocar em ordem as prioridades é determinar o que há de mais importante a fazer e como o tempo deve ser melhor aproveitado, isto é, quem e o que vão ter preferência sobre as outras coisas da vida.

A Bíblia traz orientações sobre as prioridades que Deus deseja que tenhamos (Sl 119:105,130):

  • ·        seu relacionamento pessoal com Jesus Cristo (Mt 6:33;Fp 3:8);
  • ·        seu comprometimento com seu lar e sua família – especialmente com o marido e filhos (Gn 2:24; Sl127:3; Ef 5:22,25; 6:4; 1Tm 3:2-5; 5:8; 1Pe 3:7), mas também com os parentes, como fica tão bem explicado no relacionamento entre Rute e Noemi (Rt 1:16-17);
  • ·        suas responsabilidades profissionais e as tarefas assumidas (veja 1Ts 4:11-12); e,
  • ·        seu serviço para Deus através dos ministérios da Igreja e do envolvimento com a comunidade (veja Cl3:17).


  
Uma vez que você tenha esses critérios divinamente colocados em mente, estará pronta a escolher as oportunidades que aparecerem (Sl 32:8), e a seguir em frente de um modo mais efetivo, controlando de forma produtiva seu tempo e recursos. Um meio muito prático de alcançar isso é alistar todas as tarefas que estão à sua frente e considerá-las diante de Deus em oração, quanto ao seu mérito e tempo envolvido (veja Cl2:5). Depois organizá-las em ordem de importância e partir para fazer a mais importante delas em primeiro lugar (veja 1Co 14:40).

Para ficar firme em suas prioridades, considere as advertências: coloque Deus em primeiro lugar (Mt 6:33); consulte o Pai com regularidade em seu momento devocional (Sl 55:17; Lc 5:15-16); examine seu coração (Ec 3:1); e mantenha sua saúde espiritual (Is 30:15). Jesus encontrava-se com o Pai constantemente em oração e meditação intensas para determinar suas prioridades e preparar-se para cada dia (veja Lc5:15-16).

Fique atenta também quanto a alguns cuidados: coloque pessoas antes de coisas (veja 2Co8:5). Não limite seus investimentos em dinheiro e presentes apenas para com aqueles que você ama e que cruzam o seu caminho. Procure maneiras de investir dedicando-se a si mesma, seu tempo e sua energia. A família deve ser mais importante que as ocupações, pois a Bíblia afirma, com clareza, que não há sucesso se a família se perder (1Tm 3:5; 5:8; Tt 2:4-5).

Algumas vezes você deverá dizer “não”, porque até mesmo Jesus o fez, quando alguém requisitava seu tempo, e isso não se encaixava em seus planos de ministério (Lc4:42-43). O princípio que deve determinar nossas prioridades é sempre o de que os valores espirituais devem estar acima dos objetivos desta vida terrena (2Co 4:18).

Extraído de A Bíblia Da Mulher, Leitura-Devocinal-Estudo;
Tema: Prioridade – Planejando seus dias

"faça-se a tua vontade, assim na terra como no céu." Mateus 6:10b



Um comentário:

  1. Bom dia, Naná!

    Essa mensagem é tão necessário para os nossos dias!
    Como é fácil se perder no meio dos afazeres diários.

    "Procure maneiras de investir dedicando-se a si mesma, seu tempo e sua energia"; como isso é importante e muitas vezes nós deixamos que as "coisas" ocupem a maior parte de nosso tempo. São tantas "coisas" para fazer que as pessoas que nós amamos acabam ficando de lado esperando por nosso precioso tempo!

    Que a cada dia eu possa examinar a minha vida e ver onde estou errando.

    Um forte abraço!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...